Sociologia
R- Sim, é possível, antigamente eles não se interessavam pelos programas de governo, mas só com disputas entre partidos, e é como hoje em dia, ninguém está interessado com nada, só com os benefícios e por conta de onde políticos através disso vem se elegendo.
2) O autor afirma que nada mudou nos últimos 80 anos. Será que os partidos, o sistema eleitoral, as disputas e o cenário político permanecem semelhantes? O que mudou e o que não mudou durante esse período? Procure exemplos.
R- O autor do texto realmente não está equivocado. Se mudou, a política nos últimos 80 anos não se transformou, o que era e continua sendo necessário. Os partidos não mudaram, continuam sem ideologia e lutando incansavelmente pelo poder. O sistema tentou se aperfeiçoar com a redemocratização, mas ficou devendo e hoje uma reforma eleitoral é mais que necessária. As disputas continuam se baseando pelos interesses e assim continuamos vivendo uma pseuda democracia. A criação do PSD, partido do prefeito de São Paulo, Kassab, exemplifica bem esses cenários, o antes e o agora.
3) O estado deve ter a capacidade de defender o interesses de todos. Isso acontece no Brasil ? Quem está no poder atende aos interesses da maioria da população ? R- Depende do ponto de vista, o Brasil criou alguns programas para atender os mais pobres (bolsa família..) mas tem muito o que ser ajustado, para maior atender os mais pobres. O Brasil sofre uma grande deficiência do setor de educação e saúde, uma grande parte dos hospitais públicos faltam materiais. Então em minha opinião o Estado não está satisfazendo o interesse da maioria. 4) De acordo com o texto, qual é a relação entre poder político e poder econômico ? R- O poder econômico esta diretamente ligado ao politico. Quando o politico esta em uma crise a economia de um país (por exemplo) é drasticamente atingida. Quando os investimentos vão