a vida sabe o que faz
Tudo acontece quando Carlos noivo de Isabel vai servir ao Brasil na guerra que estava havendo na Europa. Isabel, como toda mulher, ficou preocupado, pois o noivo com quem conviveu desde criança iria para uma guerra. Após seis meses os soldados chegaram, Isabel ficou com o coração nas mãos esperando rever o noiva, porém, nenhum sinal de Carlos. Ao voltar para casa sua mãe lhe tentou confortar dizendo que viu nos jornais que outros batalhões estão para chegar, mas mesmo assim, ficou preocupada. No dia seguinte resolveu ir ao quartel mas não consegui nada, o tempo foi passando e ela não tinha nenhuma notícia de Carlos.Por fim foi dado como desaparecido mas ela tinha esperança de encontrá-lo novamente. Três anos se passaram e Carlos foi dado como morto.
Em um dia chuvoso voltando do cinema com sua prima Diva, acabaram se esbarrando em um rapaz, onde o mesmo se ofereceu que as duas o acompanhassem a um abrigo para não se molharem, acabaram indo a uma confeitaria ali próxima. Gilberto no final da chuva se despediu e pediu o numero das moças. Uma semana depois ele ligara para Isabel chamando-a para sair tanto sua mãe como Diva empurraram Isabel a esse encontro. Isabel não se setia bem, pois ficou presa ao passado, pensando sempre em Carlos, e mal conseguia seguir a vida, mas depois de Gilberto insistir ao encontro ela se rendeu.
Tudo foi acontecendo, já estavam namorando e decidiram ficar noivos. Pouco tempo depois, Isabel recebeu a noticia de que Carlos finalmente voltou, no primeiro instante ficou com medo, pois não acreditou na noticia, após Albertina, mãe de Carlos, ligar para Isabel, Isabel foi ao encontro com seu ex-noivo. Mas o que ninguém sabia era que tanto Carlos como sua família, não estavam sabendo o que acontecera com Isabel.
Ao ver Isabel, Carlos correu para abraçá-la e depois deu-lhe um beijo, mas Isabel se esquivou. Carlos foi mantido como um “escravo” para os russos onde ele tivera que trabalhar para