Sociologia
Sociologia estuda o meio que vivemos e como vivemos. Estudando a forma que vivemos, ao passar dos anos.
A sociologia podemos falar que seja como uma das manifestações do pensamento moderno.
Um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram apartir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu. A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830. A revolução industrial significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor. Ela representou o triunfo da indústria capitalista, capitaneada pelo empresário capitalista que foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o seu controle fazendo com que grandes massas humanas em simples trabalhadores sem controle.
Em 1780 e 1860 a Inglaterra teve uma grande reviravolta em seu país deixou de lado a cidade com poucas pessoas , que usavam a agricultura da atividade artesanal em manufatureira e, por último, em atividade fabril. Fez então que as pessoas saíssem do campo para a cidade, assim como engajou mulheres e crianças em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas, sem férias e feriados, ganhando um salário de subsistência. Em alguns setores da indústria inglesa, mais da metade dos trabalhadores era constituída por mulheres e crianças, que ganhavam salários menores do que os homens.
Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial é sem dúvida o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista. Nessa época houve muitos confrontos entre TRABALHADORES VS. FABRICA , fazendo com que , eles os trabalhadores entrassem em conflito quebrando maquinas , sabotando , fazendo explosões em ofcinas, criando sindicatos. Nesta trajetória, iam produzindo seus jornais, sua própria literatura,