sociologia
APOSTILA SOCIOLOGIA – 3º BIMESTRE
UNIDADE I - O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
1) Sociologia é uma ciência surgida no contexto:
Da Consolidação da Ordem Burguesa (Revoluções Industrial e Francesa)
A burguesia, para alcançar o controle econômico e político da sociedade, levantou bandeiras de luta comuns a outros grupos e classes sociais, exemplificadas pelo lema revolucionário francês de 1789: liberdade, igualdade e fraternidade. No entanto, ao “chegar lá”, a burguesia procura consolidar seus interesses, afastando os setores populares do poder, amenizando seu discurso e criando elementos de repressão para conter os “ ímpetos revolucionários das multidões”. A burguesia está criando problemas que não consegue resolver: toda a tensão provocada pela chamada Questão Social ( greves, quebradores de máquinas, os fenômenos da massa e da máquina ). A Sociologia (ciência da crise), vai se desenvolvendo, ao longo do século dezenove, como um discurso científico sobre a vida humana em sociedade, para tentar equacionar os problemas emergentes.
2) A Sociologia está referenciada:
Na tradição racionalista do pensamento ocidental
Na Filosofia Social e no Iluminismo (perspectiva de que tudo o que existe no mundo – natural e social – pode ser compreendido e modificado através da razão).
3) Ao constituir-se, ao longo do século dezenove, a Sociologia produziu duas vertentes:
- Normativa , isto é, identificada com os interesses das elites para a superação dos problemas sociais com a criação de normas de controle social.
- Crítica, ou seja, caracterizada por uma perspectiva de superação da Questão Social a partir de um revolução que superasse, também, a própria sociedade capitalista.
4) MARX E A SOCIOLOGIA DO SÉCULO XIX
Marx escreveu trabalhos de caráter sociológico. Sua intenção, porém, não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e