Sociologia
Cada questão vale 0,5 ponto (total de 3,0 pontos).
1 – Observe o quadrinho abaixo:
Ele apresenta uma explicação sobre a pobreza relacionada ao argumento liberal? Explique.
2 – Observamos que em alguns momentos da história, os indivíduos apresentavam um status fixo, sem possibilidade de modificação. Hoje em dia podemos afirmar que existe uma certa mobilidade social nas sociedades ocidentais modernas. Explique a diferença entre o conceito de mobilidade social e o conceito de estratificação.
3 – O significado da pobreza variou ao longo do tempo. Na Idade Média o auxílio aos pobres dependia da comunidade. Entretanto, existia um paradoxo: tal ajuda não era efetivada de tal modo a proporcionar ao pobre uma verdadeira melhoria em sua condição de penúria, de tal modo que ele deixasse de ser pobre. Explique por que isto não ocorria, ou seja, por que a despeito da ajuda o pobre deveria permanecer pobre.
4 – Na Índia, durante longo tempo, e em menor grau ainda hoje, o sistema de castas foi uma forma de diferenciar as pessoas. De acordo com este sistema qual seria o origem desta divisão das pessoas em diferentes castas, organizadas de acordo com um determinada hierarquia?
5 – Estudamos alguns critérios para distinguir os indivíduos em estratos sociais. O critério Brasil, foi um deles. Quais são as críticas que podemos apontar especificamente a este tipo de divisão entre os diferentes indivíduos que compõem a nossa sociedade?
6 – Há no argumento liberal clássico uma relação entre o progresso individual e o progresso social que impediria qualquer tipo de atuação por parte do Estado no sentido de diminuir o sofrimento da população pobre.