artigo
Nelson César Deda, UTFPR, ncdeda@ibest.com.br
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre o tema de eficiência energética e uso consciente da energia elétrica no meio industrial. A pesquisa aponta algumas leis de eficiência energética que exigem dos fabricantes de máquinas limites máximo de consumo de energia e mínimo de eficiência a serem cumpridos. Alguns programas federais de apoio e incentivo a projetos de eficiência energética na indústria também são destacados, embora não sejam suficientes para tornar a implantação da eficiência energética uma prioridade numa planta industrial A pesquisa destaca as leis e programas criados em decorrência da crise e o protocolo que o país vem adotando. A pesquisa apontou que o maior índice de desperdício encontra-se no sistema motriz, seja pelo mau dimensionamento ou pelo baixo rendimento da máquina, e que a solução seria, a princípio, a substituição por uma máquina de alto rendimento. Conclui-se que o conhecimento dos métodos de aplicação da eficiência energética perfaz com que os profissionais das indústrias tendam a utilizar tais praticas no intuito de reduzir de custos, e, de forma adicional, como uma estratégia de negócios.
Palavras-chave: Eficiência energética; motores elétricos; economia de energia.
1 Introdução
O uso consciente da energia elétrica e uma preocupação para o meio industrial pelo fato de gerar economia. A importância da eficiência energética se destacou após a crise de 2001, onde houve a necessidade de buscar alternativas para melhorar o uso da energia, procurando programas de incentivos e adotando protocolos. Como os motores se encontram no ambiente da indústria, a automatização de máquinas com motores se torna uma ferramenta para aperfeiçoar o seu uso e gerar economia de energia.
O motor elétrico foi apontado como o maior causador do consumo de energia dos equipamentos dentro da indústria. Mas com seu correto dimensionamento é possível gerar