Sociologia
O Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas pelo rei Hamurabi para poder governar e estabelecer as mesmas regras por todo o seu reino, assim tendo mais organização e justiça entre os locais. Este código foi inspirado pela lei de talião, olho por olho, dente por dente. Sendo assim, a cada contradição contra as leis havia um tipo de punição, a maioria das leis estabeleciam a pena de morte como uma coisa comum.
O tipo de punição dependia não só da infração, mas também da classe social. Desde aquela época já havia o poder patrimonial, que é tão presente atualmente.
As leis foram feitas para solucionar os problemas cotidianos, como problemas comerciais, familiares, agricultura, entre outros. Como a pena de morte era a solução para a maioria das infrações contra o código, este era muito cruel ao mesmo tempo.
Segue algumas Leis do Código de Hamurabi:
1. Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então que aquele que enganou deve ser condenado à morte.
3. Se alguém trouxer uma acusação de um crime frente aos anciões, e este alguém não trouxer provas, se for pena capital, este alguém deverá ser condenado à morte.
7. Se alguém comprar o filho ou o escravo de outro homem sem testemunhas ou um contrato, prata ou ouro, um escravo ou escrava, um boi ou ovelha, uma cabra ou seja o que for, se ele tomar este bem, este alguém será considerado um ladrão e deverá ser condenado à morte
129. Se a esposa de alguém for surpreendida em flagrante com outro homem, ambos devem ser amarrados e jogados dentro d'água, mas o marido pode perdoar a sua esposa, assim como o rei perdoa a seus escravos
130. Se um homem violar a esposa (prometida ou esposa-criança) de outro homem, o violador deverá ser condenado à morte, mas a esposa estará isenta de qualquer culpa.
148. Se um homem tomar uma esposa, e ela adoecer, se ele então desejar tomar uma Segunda esposa, ele não deverá abandonar sua primeira esposa que foi