Efeitos de choques de oferta a partir da ddepreciação da taxa de câmbio.
643 palavras
3 páginas
Matriz de atividade individual*Módulo: 4 Atividade: Depreciação da taxa de câmbio
Título: Efeitos de choques de oferta a partir da depreciação da taxa de câmbio.
Aluna: Sirlei Niesponginski Bianek
Disciplina: Introdução a Economia Turma: 193 – junho/2012
Introdução
Taxa de câmbio é o preço da moeda estrangeira medido em unidades da moeda nacional. Taxas de câmbio são importantes porque nos permitem comparar os preços dos bens e serviços de diversos países na moeda local. Taxas de câmbio são determinadas da mesma forma que os preços dos outros ativos. O câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional.
Curva da oferta
A curva da oferta consiste na representação gráfica da função oferta a qual, por sua vez, é a expressão algébrica da relação entre o preço e a quantidade oferecida de determinado bem. A deslocação da curva da oferta para a esquerda pode derivar de um aumento dos custos de produção das empresas e/ou condições climáticas desfavoráveis, ou por aumento no preço de um bem.
A oferta de um bem diminui quando a curva de oferta se desloca para a esquerda, ou seja, negativamente. Os fatores que determinam o deslocamento negativo da curva de oferta, são os mesmos que determinam o deslocamento positivo, diferenciando apenas na forma de impacto. Assim tem-se: 1- nível tecnológico: contrariamente as inovações e melhorias tecnológicas, a redução da oferta ocorre quando a tecnologia utilizadas pelas empresas tornam-se obsoletas, encarecendo os custos de produção e perda de produtividade. 2- condições climáticas: condições climáticas desfavoráveis propiciam redução na oferta. 3- impostos indiretos: o aumento das alíquotas dos impostos que incidem na produção oneram os custos das empresas, redundando numa diminuição das quantidades produzidas. 4-subsídios: a retirada ou a diminuição de subsídios ao setor produtivo, aumentam os custos de produção das empresas, obrigando-as a repassarem