Sociologia
Podemos definir contatos sociais como as formas que os indivíduos estabelecem as relações sociais e as associações humanas. Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um “bom-dia” ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função deles, irão surgir as relações sociais e os graus de intensidade dessas relações.
Evidentemente, as relações estabelecidas entre duas pessoas que se encontram em um lugar para conversar serão muito mais intensas do que aquelas resultantes da conversa entre um médico e um paciente em uma consulta médica. Portanto, existem diferentes tipos de contatos sociais.
Os contatos sociais primários se caracterizam por serem pessoais, diretos e com uma forte influência emotiva. Estes são os primeiros tipos de contatos que as pessoas estabelecem, originados das relações entre pais e filhos, irmãos, amigos, etc.
Os contatos sociais secundários se diferenciam dos primários pelo fato de serem calculados, racionais e sem influências emotivas. Quando alguém vai comprar pão, por exemplo, a pessoa já sabe que vai haver um vendedor ali e que terá que se comunicar com ele. Essa comunicação, extremamente racional, breve, calculada e sem nenhuma carga emocional é classificada como um contato social secundário. Isolamento social
O isolamento social é caracterizado pela ausência ou afastamento de contatos sociais primários ou secundários, ou seja, viver sozinho e rejeitar a companhia dos outros tando de forma individual como em sociedade, é reforçado pelo preconceito (sou feio, ninguem gosta de mim, sou negro vou ser rejeitado), pela violência (não vou sair que vou ser assaltado ou pego por uma bala perdida) ou pela cultura (sou adventista não vou sair em epoca de carnaval para não cair em tentação) importância da comunicação para os seres humanos
A comunicação humana é vital para e evolução do homem como pessoa e cidadão.
Através da comunicação é que se contrói o conhecimento através da troca de