sociologia
Importante destacar que a modernidade influenciou em toda na idade media, numa sociedade medieval de valores teológicos, fez com que o comercio fortalecesse as, junto com a produção fabril e a colonização voltada para a forma capitalista.
A sociedade medieval fundada sobre valores cristãos, detentora do poder espiritual a igreja influenciou o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento. Onde os pobres viviam da miséria; a burguesia e a igreja tinham grande poder econômico, pois possuíam terras em grandes quantidades e até mesmo servos trabalhando.
A modernidade racionalista, que representava a substituição de Deus pela ciência, logo as crenças religiosas foram passada por cada um individuo. As transformações decorrentes de uma sociedade, fez com que cada individuo se tornasse individualista, comunista, transformando – se em um homem econômico racionalista. Neste momento surgiu um aspecto de que a ordem e o processo estavam a chegar, os homens acreditavam estar caminhando para a felicidade, liberdade que falava o Iluminismo.
Com a modernidade social, deixando de lado os costumes religiosos e passando a aprimorar e valorizar o trabalho humano. Surge daí, as mudanças na economia, levando o homem a ter maus sentimentos; o homem vive de “aparência”, na transição do homem medieval ao homem econômico.
A expansão marítima com o descobrimento da rota das Índias e da América aumentou a concepção de mundo dos povos europeus. Das descobertas feitas durante as grandes navegações, as invenções e revisões técnicas do mesmo período, a liberdade do pensamento e a Filosofia aproximada do Homem, nos coloca em contato com a Renascença e entrada na Modernidade. O restabelecimento do contato com as