Sociologia
Concepção Inatista
Na concepção Inatista o sujeito já nasce com ideias, com algumas coisas que já estão pré definidas e pré determinadas , cada sujeito vai apresentar uma peculiaridade, uma característica que ao nascer ele já trás com ele, ideias inatas, ideias que trás no seu fazer diário, na sua ação, na medida que vai interagindo com esse ambiente, com seu meio, ele já vai manifestando, influenciando, direcionando a sua ação. O que o sujeito trás de temperamento, de desejo, de vontade, aquilo que ele vai manifestar: os interesses, as vontades, os caminhos que vai buscar trilhar, já estão prontos ao nascer pouca influencia o ambiente vai exercer sobre o sujeito, pois já esta pré determinado geneticamente.
Responsabiliza-se o sujeito do não fazer, do não aprender, delegando toda a responsabilidade do êxito ou do fracasso do sujeito em função de uma organização genética, é porem uma concepção u pouco pessimista. O professor, nessa concepção será um facilitador, guiar o aluno, facilitar o que está pré definido, aquilo que já nasce ao sujeito, esse sujeito vai ser guia do próprio fazer acadêmico.
Concepção Interacionista
Concepção Interacionista leva em conta o sujeito organicamente e o ambiente que juntos vão formando o sujeito. O sujeito passa a atuar, passa a ter uma responsabilidade junto com o ambiente na transformação e na aprendizagem, na modificação de comportamento faz parte da construção do conhecimento, não passivamente e nem definido geneticamente.
Dentro dessa concepção encontramos Piaget (interacionista) e Vygotsky (sociointeracionista) ambos dando ênfase ao organismo e um ambiente exercendo uma influencia tanto um para com o outro para o desenvolvimento do sujeito.
Essa concepção é um processo de inclusão que aceita-se cada um nas suas individualidades, nas suas peculiaridades, é uma concepção positiva e otimista.
RU:812280
Ponto de vista:
Cada ser tem