sociologia
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEE
CENTRO EDUCACIONAL 01 DO CRUZEIRO – CEDUC
PROFESSOR: ISAÍAS PINTO S. NETO
TEMPO É DINHEIRO!
A METRÓPOLE ACELERADA
ALUNOS: Nºs:
Aleph Barbosa 02
Ana Carolina Paiva 04
Ingryd Lorrane 14
Isabella Hertel 15
Jéssica Miryan 16
João Victor Soares 17
Série/Turma: 1ºA Turno: Matutino
2014
Capítulo 4 – TEMPO É DINHEIRO
Testando seus conhecimentos
1. MONITORANDO A APRENDIZAGEM
1. Neste capítulo você aprendeu que as inovações tecnológicas nem sempre foram acolhidas de imediato. Ao contrário, muitas vezes elas geraram conflitos de diversas ordens ao serem incorporadas ao dia a dia das pessoas.
Veja como isso ocorreu entre os trabalhadores e os capitalistas ingleses.
Texto – O MEDO DO PROGRESSO
Os trabalhadores ingleses são exemplos de resistência às aceleradas transformações acarretadas pelas inovações tecnológicas. Além de lutar contra os baixos salários, jornadas de trabalho estafantes, exploração da mão de obra infantil e de mulheres, ausência de proteções trabalhistas em casos de doença e acidentes de trabalho [...].
a) O texto mostra que a destruição das máquinas por trabalhadores ingleses nem sempre teve as mesmas motivações. Explique cada uma delas.
R= Os trabalhadores ingleses, lutavam contra baixos salários, jornada de trabalho estupefantes, exploração da mão de obra infantil e de mulheres, ausência de proteções trabalhistas e perceberam que alguns valores por eles estimados estavam em risco.
b) O texto também mostra que os empresários capitalistas nem sempre aceitavam as inovações tecnológicas da mesma maneira. Explique por quê.
R= Os empresários capitalistas viram as inovações tecnológicas como uma arma de defesa que os