etica
ENGENHARIA CIVIL
PRÉ-CÁLCULO
HELOÍSA SALDANHA TEIXEIRA
CONJUNTOS NÚMERICOS
MOSSORÓ-RN
2014
HELOÍSA SALDANHA TEIXEIRA
CONJUNTOS NÚMERICOS
Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação da disciplina
Pré-Cálculo, pelo professor Erislleyk Dênyo
MOSSORÓ- RN
2014
Conclusão
O texto mostra que conjuntos, como outros assuntos de matemática são aplicados no dia-a-dia e utilizados frequentemente por diversas pessoas, e em diferentes tipos de profissões; mostra que a matemática não é baseada apenas em cálculos, mas sim, aplicada no cotidiano das pessoas, mesmo que estas não se deem conta.
Introdução
Conjunto é “uma coleção de objetos claramente distinguíveis uns dos outros, chamados elementos, e que pode ser pensada como um todo”.
George Cantor (1845-1918).
Os conjuntos numéricos compõe uma parte fundamental da Matemática, notadamente no contexto de aplicação a outros campos de estudo. Atualmente tais conjuntos englobam os números naturais, inteiros, racionais, reais e complexos, denotados respectivamente por N, Z, Q, R e C.
1 - Conjuntos numéricos
Todos os números que conhecemos podem ser divididos em grupos segundo características comuns entre eles, isto é, os números estão agrupados em conjuntos - os conjuntos numéricos. O conjunto mais simples, e o primeiro com o qual temos contato, é o conjunto dos números naturais.
1.1- Conjunto dos Números Naturais
São todos os números inteiros positivos, incluindo o zero. É representado pela letra maiúscula N.
Caso queira representar o conjunto dos números naturais não-nulos (excluindo o zero), deve-se colocar um * ao lado do N:
N = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10, ...}
N* =