Sociologia
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA
PROF. Dr. MARCIO DE MATOS CANIELLO
CRÉDITOS: 04 CARGA HORÁRIA: 60 horas/aula PERÍODO: 2011.1
PLANO DE CURSO
EMENTA
A Antropologia como saber científico: campos de estudo. A Antropologia como estudo do outro: diversidade e relativismo cultural; o estudo da totalidade. Construção do conceito de cultura, a partir do estudo das diferentes abordagens antropológicas e da análise de diversos contextos histórico-culturais. Cultura nos processos de formação humana. Encontro cultural: identidade e alteridade. O problema do etnocentrismo. A diversidade cultural contemporânea e a identidade cultural na pósmodernidade: paradigmas, problemas e perspectivas. Educação, escola e diversidade cultural: escola como espaço de socialização e de vivências socioculturais. A sala de aula como campo privilegiado de pesquisa e trabalho antropológico. A perspectiva antropológica aplicada à educação do campo.
OBJETIVO GERAL
Esta disciplina tem como objetivo principal apresentar a Antropologia ao estudante que inicia o curso de Ciências Sociais.
Para tanto, é estruturada a partir de três orientações: uma apresenta a Antropologia como uma ciência com objeto, subdisciplinas, metodologia e conjunto teórico-conceitual próprios; outra a apresenta como uma postura existencial diante da diversidade, principal característica do gênero humano; uma última demonstra a efetividade da prática antropológica.
Esta tripla orientação visa oferecer ao estudante uma visão do fazer antropológico como um esforço da ciência em direção ao Humanismo, uma postura filosófica que considera a Humanidade como uma experiência única em todos os sentidos.
Vai-se discutir, fundamentalmente, o dilema formador da Antropologia: a conciliação entre a unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS