gestalt
Seleção e organização dos conteúdos curriculares
A importância do conteúdo
O movimento da escola nova, em oposição á escola tradicional, valorizou mais os métodos e as técnicas de ensino, em detrimento do conteúdo a ser ensinado. A humanidade possui um saber acumulado durante séculos. Esses saber apresenta uma natureza dinâmica, porque está em contínua expansão e atualização, renovando-se constantemente. De acordo com Walter Garcia, conteúdo é tudo aquilo que é passível de integrar um programa educativo com vistas à formação das novas gerações.
Um conteúdo referir-se a conhecimentos, atitudes, hábitos etc. Como podemos verificar esse é um conceito amplo de conteúdo, que não se identifica apenas com a simples aquisição de informação. Por outro lado, Turra e seus colaboradores afirmam que os conteúdos são vistos como um meio para a concretização da aprendizagem. Envolvem basicamente:
_desenvolvimento de processos mentais;
_tratamento de informação. Nessa mesma obra, em relação ao conteúdo, Turra resume da seguinte forma as duas posições marcantes encontradas entre os autores:
_Para uns autores, conteúdo dizem respeito à organização do conhecimento de si.
_Para outros autores, conteúdos são as experiência educativas, no campo do conhecimento, devidamente selecionadas e organizadas pela escola. Critérios para seleção de conteúdos
Existem duas modalidades de organização do conteúdo, de acordo com seu nível de operacionalização: Programa escolar oficial: É o guia que traça em linhas gerais os fins e os conteúdos da ação educativa para um determinado grau de ensino, definindo os conceitos básicos. Programa pessoal de cada professor: É o plano de ensino de cada professor, que pode ser anual, mensal ou semanal. O professor dispõe, nos dias que correm, de uma significativa margem de flexibilidade para montar o programa que irá desenvolver com seus alunos. Ao selecionar os conteúdos a serem ensinados, o professor