Sociologia
Para entender o significado e a importância da estrutura de uma organização, devemos retornar a essência das diversas definições do que é uma organização. De maneira geral podemos sintetizar a ideia de organização como sendo uma entidade social que apresenta uma coordenação consciente, com fronteiras identificáveis e que funciona de modo continuo, durante certo período para atingir um ou mais objetivos. Como entidades sociais as organizações são formadas por pessoas que interagem entre si, com padrões e normas adotados permitindo uma razoável harmonia e equilíbrio do conjunto o que possibilita o cumprimento de seus objetivos.
Os padrões e normas que regem as interações dentro das organizações ocorrem dentro de fronteiras identificáveis e que podem mudar ao longo do tempo podendo chegar a perder sua nitidez.
As organizações de um modo geral apresentam elementos característicos que configuram três dimensões estruturais: a complexidade, a formalização e a centralização.
Complexidade constitui o grau em que as diferentes atividades da organização são decompostas nos planos horizontal, vertical ou especial. No plano horizontal quanto maior o numero de atividades diferentes que exigem conhecimentos e habilidades especiais mais, complexa e a organização surgindo dificuldades de comunicação e de coordenação dessas atividades.
Formalização é um método para assegurar que as pessoas e os departamentos que realizam tarefas altamente diferenciadas coordenem suas atividades, o que é feito através da criação de regras politicas e procedimentos formais. A introdução destas normas é o que se denomina formalização.
Centralização diz respeito ao grau de concentração das decisões na organização. As decisões são centralizadas quando a alta direção toma todas as decisões, limitando-se os níveis inferiores ao cumprimento sem discuti-las.
8.6 As estruturas orgânicas e mecânicas. Modelos de Bruns Stalker
O tipo mecânico