Trabalho de Cimentacao
TRATAMENTO PRIMÁRIO DO
PETRÓLEO
COMPONENTES:
-Cabral
-Godoy
-Kleiton
SUMÁRIO
-
Conceito sobre o Petróleo
-
Emulsão:
Definição
Formação das emulsões do petróleo
Como quebrar essas emulsões
-
O que é o tratamento primário e sua importância
-
Tratamentos Físicos e Químicos
-
Tensoativos
Uso de tensoativo como desemulsificante
CONCEITO SOBRE O PETRÓLEO
Definição:
O petróleo,do latim petroleum, petrus= pedra e oleum= óleo, óleo de pedra;
É um combustível fóssil, menos densa que a água, oleaginosa, inflamável e apresenta coloração entre negro e castanho- claro;
Mistura de hidrocarbonetos e quantidades variáveis de nãohidrocarbonetos, carbono (80 a 90%), hidrogênio (10 a 15%), enxofre (até 5%), oxigênio (até 4%), nitrogênio (até 2%) e traços de outros elementos (ex: níquel, vanádio, etc).
Origem do petróleo:
ESQUEMA POÇO – TRATAMENTO PRIMÁRIO
Sais provocam corrosão e formação de depósitos inorgânicos problemas na separação óleo- água favorece a solubilização de contaminantes. EMULSÃO
Definição:
É uma mistura entre dois líquidos imiscíveis em que um deles (a fase dispersa) encontra-se no seio do outro líquido (a fase contínua), formando uma mistura estável.
Formação das emulsões do petróleo:
O tipo mais comum de emulsão de petróleo é o de A/O, devido à natureza hidrofóbica dos agentes estabilizantes presentes no mesmo. No processo de produção de petróleo geralmente a água, na forma emulsionada, possui elevada salinidade, causando vários problemas na produção, tais como a elevada viscosidade da emulsão (A/O) e corrosão.
o
Como quebrar as emulsões?
Propriedades das emulsões:
Efeito da Temperatura: Causa consideráveis mudanças na estabilidade da emulsão; isso pode inverter a emulsão ou fazer com que ela se quebre.
- Tensão interfacial entre as duas fases,
- Natureza e viscosidade do