sociologia
Indubitável seja muito conhecida à assertiva, mas seria uma idéia equivocada?
A partir das concepções de Rousseau, de que o homem é naturalmente bom, sendo a sociabilização a culpada pela deturpação do mesmo, em sua obra, O CONTRATO SOCIAL - é possível a constituição de um Estado Ideal, através do consenso entre os indivíduos da sociedade, e em conseqüência desse acordo, haveria a possibilidade de garantir plenamente os direitos de todos os cidadãos, afastando da corrupção, próximo da vontade e da decisão geral. Para alguns o Contrato Social é uma obra notória, para outros possui uma feição visionária. Particularmente, eu gosto da obra embora aperceber um pouco utópica. Quem sabe se estudada minuciosamente, encontra-se mais encômios do que críticas acerca desta. Cabem aqueles que lerem o livro, concordar e discutir acerca do tema. Para auxiliar e instigar aos que possuem o interesse no contratualismo de Rousseau, abaixo segue uma pequena síntese do Contrato Social.
Concedido à autoridade da vontade geral, o cidadão pertencerá a um corpo moral coletivo, adquirindo liberdade e obedecendo a uma lei que se impõe a ele mesmo, assim o cidadão encontra a plenitude numa real experiência social de igualdade e fraternidade, junto a cidadãos que aceitam o mesmo ideal. Desde o momento em que o povo está reunido num corpo, não se pode ofender um dos membros sem trazer danos ao corpo e ainda menos ofender o corpo sem que os membros o ressintam. O interesse e o dever de ambas as partes os obrigam mutuamente a se ajudarem, e os próprios homens devem ter cuidado em ter todas as vantagens que dessa relação dependem.
No pacto social, como os homens não podem criar novas forças, mas só unir e dirigir as que já existem. Para conservar a forças os