sociologia
ANEXO- COLÉGIO ESTADUAL ISABEL ARAÚJO DA SILVA
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Agripino Vicente da Silva Junior
Sociologia
.
Formosa do Rio Preto
2011
AGRIPINO VICENTE DA SILVA JUNIOR
Sociologia
TEMA:
Características da Sociologia no Mercado de Trabalho Industrial
Trabalho apresentado ao Curso Pós Médio Tecnico em Agropecuaria do Centro Territórial de Educação Profissional do Oeste Baiano CETEP. Para materia de Sociologia
Orientadora: Prof. Thiago
FORMOSA DO RIO PRETO
2011
Características da Sociologia no Mercado de Trabalho Industrial
-> Transformações no mundo do trabalho
Fordismo - No início do século XX, a partir do desenvolvimento das fábricas, surgem as linhas de montagem, com a divisão do trabalho mais aperfeiçoada e detalhada.
Taylorismo - Propõem a organização do trabalho de forma científica, racionalizando a produção. Surge na indústria o planejamento ajustado para controlar a execução das tarefas e os especialistas em administração. Os trabalhadores eram recompensados ou punidos de acordo com a sua produtividade na indústria.
Dessa forma, o modelo fordista pode ser entendido por uma série de características: "meticulosa separação entre projeto e execução, iniciativa e atendimento a comandos, liberdade e obediência, invenção e determinação, com o estreito entrelaçamento dos opostos dentro de cada uma das oposições binárias e a suave transmissão de comando do primeiro elemento de cada par ao segundo" (Bauman, 2001: 68); baixa mobilidade dos trabalhadores; homogeneização da mão-de-obra; "mão-de-obra numerosa e predominantemente masculina" (Beynon, 1995: 6); produção em massa; consumo em massa; rotinas de trabalho; controle do tempo; adaptação ao ritmo da máquina; e homogeneidade dos produtos.
Como mostrou José de Souza Martins, ao serem feitas mudanças