refinaria de petróleo
Tema: REFINÁRIA DE PETRÓLEO
Professora: Elisangela Moraes
Grupo:
Bianca Natalino
Giovanna Pavanelli
Helena Amorim
Igor Cardoso
Jenifer Bruna Lacerda
Matheus Beraldo
Data: 20/11/2013
Introdução
Nosso trabalho tem como objetivo explicar como funciona uma indústria petrolífera, objetivando os cálculos de balanço de massa e energia.
Uma refinaria tem a função básica de decompor o petróleo em diferentes subprodutos, como gasolina, diesel e querosene. Para isso, ela recebe o petróleo - na forma do chamado óleo crú - das plataformas de extração e o submete a diversos processos químicos. O primeiro e mais importante desses processos é a destilação, que ocorre dentro de uma grande torre. Nela, o petróleo é aquecido a altas temperaturas, evapora e, quando volta à forma líquida novamente, já tem boa parte de seus principais subprodutos separados. O Brasil possui hoje 14 refinaria de petróleo. Elas são capazes de processar, juntas, cerca de 1,7 milhão de barris de petróleo por dia.
ANTIGUIDADE
Registros históricos da utilização do petróleo remontam a 4 000 a.C. no Oriente Médio. Os chineses já perfuravam poços, usando hastes de bambu, no mínimo em 347 a.C. De acordo com a Bíblia, foi usado na Arca de Noé (Gênesis - cap. 6, V. 14) como asfalto, para sua impermeabilização. Há indícios do emprego do asfalto, no século IV, como material de construção de cidades.
ORIGENS DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA
A moderna indústria petrolífera data de meados do século XIX. Em 1850, James Young, na Escócia, descobriu que o petróleo podia ser extraído do carvão e xisto betuminoso, e criou processos de refinação. O primeiro poço moderno foi perfurado no Azerbaijão em 1846. Porém o primeiro poço comercial foi perfurado na Romênia em 1857. Antigamente, em certas regiões dos EUA, a