Sociologia
R:
2) A sociedade informacional trouxe consigo uma questão que pode ser apontada como uma “crise de identidade”: com base no texto de Castells e na discussão feita pelo grupo na questão anterior, apontem como isso se reflete ou pode se refletir no âmbito pessoal/ mundial?
R: Vivemos em uma crise de identidade quando novas formas de sociabilidade se colocam através da cultura da virtualidade real, ou seja, com a facilidade de acesso a informações e meios de comunicação a cultura local e a “essência’ são perdidas, a sociedade em rede nos levaram a uma nova identidade.
3) Diante das indicações de Magno Martins (25/28 jun) acerca da inclusão digital, analise com o grupo para posteriormente apresentar suas conclusões ao restante da turma sobre as questões a seguir:
• Há ou haveria um papel social quanto a inclusão digital referente ao Tecnólogo em Sistemas para Internet?
• Como esse profissional pode(poderia) auxiliar nesse processo de inclusão digital?
R: Ter acesso a tecnologia e a inclusão social só possível através de participação do governo e de entidades com fins educacionais, e se não houver uma participação maior e interesse, nem mesmo as instituições serão capazes de suprir a necessidade e carência de saberes.
O Tecnólogo da área de sistemas para Internet, pode sim contribuir para ajudar no processo de inclusão social, realizado projetos e desenvolvendo softwares gratuitos para auxiliar o entendimento e a funcionalidade das tecnologia e internet, tanto para pessoas de baixa renda quanto para portadores de deficiência.
4) Partindo da afirmação de Marx e Engels (2000:75) ao final do texto “Ao conceito de Inclusão Digital...Entender o que de quê mesmo? Analise a questão da sociedade informacional e