sociologia
A ideia central do filme é a busca pelo fogo; uma tribo pouco desenvolvida tinha a posse do fogo, porem não tinham conhecimento de como produzi-lo. O filmecomeça com uma tribo ainda menos desenvolvida, a ponto de possuírem o corpo coberto por pelos, assemelhando-se a macacos, atacando à primeira, nessa luta alguns conseguem fugir transportando uma pequenachama, porem a mesma acaba apagando, deparando-se com a falta do fogo, não tendo como se proteger de animais, amolecer alimentos e aquecer-se começa a busca incessante de alguns membros da tribo pelofogo.
No caminho encontram animais nunca vistos antes por eles, como leões, ursos, dentre outros; para sobreviver acabam alimentando-se de plantas, aves e seus ovos, também se deparam com outrastribos uma delas carnívora, na luta acabam salvando uma mulher que estava presa, que passa a segui-los, a principio não querem ela na tribo, todavia a deixam ficar, pois ela curou um deles quem se feriuna luta com ervas medicinais.
A primeira tribo acreditava que o fogo era algo divino, mandado por um ser superior; Já a tribo da mulher era mais evoluída e possuíam o domínio do fogo. Apósconseguirem o fogo, passam a viajar de volta, sempre o reacendendo para se proteger, aquecer e alimentar. Ela tendo um conhecimento maior, cozinhava os alimentos para que se alimentassem.
A mulher envolve-secom os homens, a principio a relação sexual é animalesca, mas após um tempo cria um vinculo maior com um deles, e passam a ter uma relação além do sexual, passam a ter sentimentos, e após um tempo elaos leva onde sua tribo vive, ao chegarem eles ficam deslumbrados com a tribo, que sabe como produzir o fogo. Essa tribo possui conhecimentos mais avançados de proteção, linguagem, alimentação e do...