Sociologia
Pirassununga
Fernanda Ribeiro Nº03
Kelly Godoy Nº06
Thiago Santos Nº11
Isabela Crepaldi Nº 12
Lipídeos
Pirassununga
2014
Dedicamos o trabalho ao Professor Mário que com êxito nos auxilia a conhecer novos temas e conteúdos referentes à disciplina Química.
.
Fernanda Ribeiro Nº 03
Kelly Godoy Nº 06
Thiago Santos Nº 11
Isabela Crepaldi Nº 12
Lipídios
Trabalho apresentado á
Disciplina de Química sob orientação do Professor Mário
Pirassununga
2014
Introdução
Os lipídeos definem um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
Justamente por serem insolúveis, os lipídeos são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos.
Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os lipídeos, existindo, entretanto, alguns lipídios que são sintetizados unicamente pelos vegetais como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.
Desenvolvimento-Lipídios
Os lipídeos são formados da união de ácidos graxos e glicerol. A maioria dos lipídeos é derivada ou possui na sua estrutura ácidos graxos (a maioria de cadeia longa, com mais de 12 carbonos). Algumas substâncias classificadas entre os lipídios possuem intensa atividade biológica; elas incluem algumas das vitaminas e hormônios.
Embora os lipídios sejam uma classe distinta de biomoléculas,