Sociologia
A influência da televisão na sociedade brasileira
Atualmente, muito se discute sobre o papel que exerce um dos principais veículos de comunicação em massa: a televisão. É correto afirmar que essa mídia possui um papel importante na informação, embora algumas vezes duvidosos. Certo é também o seu papel dentro do cotidiano como veículo de alienação da população. Assim, dissertar sobre tais assuntos faz-se mais que necessário.
No contexto informativo, a percepção de que a televisão como meio de informação é clara. No mundo globalizado, as emissoras conseguem mostrar para a sociedade os fatos e acontecimentos quase que simultaneamente ao ocorrido. Além do mais, a televisão, alivia tensões e estresse do dia-a-dia.
Já como veículo de alienação, esta mídia, por ter disseminação nacional ou mundial, tem impacto direto na sociedade e economia brasileira. Ao fazer com que seu telespectador se espelhe em estereótipos fictícios ou tramas das novelas, ela incute na mente da população seus valores, estilos e modismos e induz o consumo dos mais variados produtos. Assim, a população acaba perdendo o censo crítico e fica a mercê destes grandes formadores de opinião.
Por esses argumentos fica confirmada que, apesar da televisão ser um importante veículo de informação, ela acaba contribuindo na construção de uma sociedade brasileira alienada e sem base crítica. Dessa forma, necessário é um controle maior no tempo gasto em frente de um televisor, e a utilização de outros meios de comunicação como referência. Isso se quiser ter, ao longo da vida, um mínimo de senso sobre os mais variados assuntos.
Inclusão Digital
Chamamos de inclusão digital a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs). A idéia é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e mais: facilitar sua própria vida fazendo