sociologia
MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA
1. “A globalização em curso é, em primeiro lugar, a culminação de um processo que começou com a constituição da América e do capitalismo colonial/moderno e eurocentrado como um novo padrão de poder mundial. Um dos eixos fundamentais desse padrão de poder é a classificação social da população mundial de acordo com a ideia de raça, uma construção mental que expressa a experiência básica da dominação colonial e que desde então permeia as dimensões mais importantes do poder mundial, incluindo sua racionalidade específica, o eurocentrismo.”
(QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. A colonialidade do saber. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 227)
De acordo com a citação anterior e com as teorias sociológicas contemporâneas sobre o tema, assinale o que for correto.
01) As atuais relações de poder entre as regiões ou os países inseridos no capitalismo mundial se expressam comercialmente e não culturalmente.
02) O capitalismo atual refere-se ao sistema democrático e igualitário que superou os processos de colonização ocorridos entre os séculos XVI e XX.
04) O eurocentrismo pode ser pensado como uma perspectiva etnocêntrica, pois separa o mundo em pares desiguais de “europeus” e “não europeus”.
08) A história mundial tem sido apresentada, em grande medida, como a história da expansão dos povos e Estados europeus pelo mundo.
16) No período colonial, a classificação da população mundial, a partir da ideia de raça, ajudou a legitimar o projeto de dominação dos países colonizadores. 2. “Passava da meia noite quando o escrutínio terminou. Os votos válidos não chegavam a vinte e cinco por cento, distribuídos pelo partido da direita, treze por cento, pelo partido do meio, nove por cento e pelo partido da esquerda, dois e meio por cento. Pouquíssimos os votos nulos, pouquíssimas as abstenções. Todos os outros, mais de setenta por cento, estavam em