Sociologia
A Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia, por outro lado, trata-se de uma carta elaborada pelo estado da Virgínia (EUA), em 1776, no contexto do processo de Independência dos Estados Unidos da América, que, até então, era colônia da Inglaterra. Possui, portanto, clara feição iluminista.
Enquanto a primeira, encaixando-se em período histórico da democracia já consolidada, dedica-lhe poucos dispositivos, a segunda procura garanti-la com melhor eficiência, no decorrer da maior parte dos artigos, tento em vista se situar historicamente na transição das monarquias absolutistas para o regime democrático.
Nota-se, no entanto, observando os dispositivos de ambas, forte inspiração da DUDH na Declaração da Virgínia.
Também em decorrência das datas em que foram elaboradas, percebe-se que a DUDH adota um Estado absolutamente laico, enquanto a Declaração da Virgínia oscila entre a liberdade total de religião e a adoção do cristianismo como religião oficial.
Segundo Durkheim, a solidariedade se divide em dois tipos:
Solidariedade Mecânica - é primitiva, arcaica, formada por indivíduos que compartilham das mesmas noções e valores sociais, com coesão social. (Exemplo: sociedade indígena e sociedade industrializada).
Solidariedade Orgânica – é moderna ou complexa no que se refere ao individualismo e ao socialismo, não compartilhando das mesmas noções e valores sociais. A consciência de cada indivíduo é, portanto, mais acentuada.
Quanto aos direitos fundamentais defendidos por ambas:
Possuem consagradas logo nos primeiros artigos a liberdade e a igualdade entre as pessoas. Nota-se que na DUDH esses direitos estão voltados mais para o fim da discriminação entre etnias, como no