sociologia
O texto publicado pelo autor Guerreiro Ramos - A Sociologia de Max Weber - faz uma abordagem acerca da sociologia apresentada pelo Socialista. Guerreiro Ramos afirma ser uma importante obra, que será usada pelas novas juventudes e necessária para o estudo e compreensão dos problemas sociais por ser a tentativa mais bem sucedida de estabelecimento de uma ciência sociológica da história, e por isso uma sociologia efetiva.
Os “tipos Ideiais”
As ciências sociais forma desenvolvidas a partir das ciências naturais e até os dias de hoje existem sociólogos que são adeptos da teoria da teoria da evolução emergente para os quais a diferença entre a sociedade e a natureza é apenas quantitativa e não qualitativa. Entretanto há outra corrente de pensamento defendida pelo sociólogo Dilthey que afirma haver uma incompatibilidade metodológica entre as ciências da natureza e as ciências do espirito.
O interesse de Weber não foi propriamente discutir o dualismo entre as ciências, mas construir para a sociologia um método próprio de investigação. Segundo o mesmo, um conceito tido como tipo ideal é um modelo simplificado da realidade, construído com base em fatos para a explicação de um acontecimento.
O ratio
Max Weber apresenta o conceito funcional de racionalidade e irracionalidade com o que pode ser chamado como processo de racionalização, de modo que toda a obra do autor pode ser chamado de processo de racionalização da esfera religiosa, da moral, do direito, da arte, da economia, da politica e etc. Na história, o ratio é caracterizado como instrumento que tem servido para emancipar o individuo da tradição e erradicar o medo do sagrado, propondo, desse modo, a valoração de novos conceitos, paradigmas e racionalização.
A denominação racional-legal - Partindo do pressuposto de que a forma de dominação tem sua forma e caracterização, Max Weber descreve que os conceitos sustentados por quem detêm o poder são um meio de manter sua hegemonia sob a massa de