Sociologia
Foi um filósofo francês, nascido em Montpellier em 1798. Começou sua carreira ensinando matemática, depois tornou-se secretário de Saint-Simon. Nesta época, começou a escrever o livro Curso de filosofia Positiva, que seria uma filosofia das ciências. De um lado, procede a uma classificação das ciências, por ordem de complexidade, de outro, formula a Lei dos Três estados, que caracterizam períodos da história humana.
Em 1822 formulou a “Lei dos Três Estados” – “Todas as concepções humanas passam por três estágios sucessivos, teológico, metafísico e positivo, com uma velocidade proporcional à velocidade dos fenomenos correspondentes.”
Lei dos Três Estados
A partir da percepção do progresso humano, Comte formulou a “Lei dos Três Estados”. Observando a evolução das concepções intelectuais da humanidade, Comte percebeu que essa evolução passa por três estados teóricos diferentes: o estado ‘teológico’ ou ‘fictício’, o estado ‘metafísico’ ou ‘abstrato’ e o estado ‘científico’ ou ‘positivo’.
Estado Teológico: o ser humano explica a realidade apelando para entidades sobrenaturais, buscando responder a questões como ‘de onde viemos’ e ‘para onde vamos’, além de buscar o absoluto.
Estado Metafísico: o meio termo entre teologia e positividade; passa-se a pesquisar diretamente a realidade, ainda com presença do sobrenatural. O que caracteriza o estado metafísico são as abstrações personificadas, de caráter ainda absoluto (a natureza, o povo, o capital, etc). Continua-se procurando responder as questões ‘de onde viemos’ e ‘para onde vamos’.
Estado Positivo: etapa final e definitiva; não busca mais o ‘porque’ das coisas, mas sim o ‘como’, através da descoberta e do estudo das leis naturais. A imaginação subordinase à observação e busca-se apenas pelo observável concreto.
POSITIVISMO
Definição
O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores