Sociologia
MINUTA DE CARTA PEDINDO PRORROGAÇÃO
DE PARCELA DE DÍVIDA RURAL SECURITIZADA ......................................................., ....... de ............... de 200 ....
Ao
Banco .......................................
Agência de .................................
Cidade............................. – MG. Cédula Rural: ................... nº .................. .
.......................................................................................................(nome) , produtor rural, portador da Carteira de Identidade nº .......................................SSP/MG e do CPF nº ..................................................., requer a prorrogação do vencimento da parcela da dívida representada pela Cédula Rural acima especificada, vencível em ............................., objeto de securitização nos termos da Lei 9.138/95.
Esclarece que o não pagamento no vencimento contratado decorre da incapacidade momentânea de pagamento do requerente, incapacidade esta causada pela estiagem prolongada (ou por dificuldade de comercialização dos produtos, frustração de safra, ou outro motivo relevante). Junta-se, por oportuno, um laudo técnico feito por ................... (aqui se deve juntar algum documento que possa servir de prova do que foi alegado, seja da Prefeitura Municipal, Emater, Sindicato Rural, Engenheiro Agrônomo ou Médico Veterinário ou, ainda Órgão de Controle de Meteorologia).
Requer que tal prorrogação do vencimento seja feita, sem que haja alteração dos encargos financeiros cobrados e sem perda dos direitos aos bônus de adimplência, mantendo o contrato tal como em situação de normalidade.
Vale lembrar que o presente pedido tem amparo não só no artigo 8º da Lei 9.138/95 como também no Manual de Crédito Rural - item 2.6.9. – do Banco Central do Brasil, que dispõe:
“Independentemente de consulta ao Banco Central, é devida a prorrogação da dívida, aos mesmos encargos financeiros