Sociologia
O livro se refere que a TV é fonte de dois atos o primeiro é o meio de comunicação de massa que são que todo tem acesso independente da sua classe social que é de poder pública nacional. O segundo é a globalização ou mundializado que é voltada mais a uma realidade remota que idealiza uma sociedade nacional que não existe.
Portanto a TV se encarrega de vários papeis que faz a diferença na sociedade, o que mais se destaque explicitamente é do consumo, que passa a ser considerado moda, pois a novela que está passando no momento, mostra que para ser bonita você necessita ser, ou melhor, TER:
• Ter o corpo perfeito.
• Usar determinado estilo de roupa.
• Ter determinado corte de cabelo.
• Utilizar determinada cor de esmaltes. Etc... Poderia ficar citando inúmeros exemplos que não só afeta as mulheres, mais também aos homens. Que inconscientemente vamos sendo obrigados a entrar nesses ritmos, pois nas lojas passará só a ter aquele estilo de roupa. Depois de um certo tempo se você não TER aquela roupa, será tachado de “Brega”.
Passando para um fetichismo constante porque desde de quando para ser importante você necessita usar essa roupa. Mais de tanto se fazer presente em sua vida você passa a acreditar e a ver que aquela “roupa” faz a diferença.
A roupa foi só um exemplo mais isso acontece não só com a roupa a mídia faz com que o ser humano não só passa a mudar o seu jeito de vestir como também interfere na sua escolha política.
Podemos porque temos horário reservado para programa político em época de eleições? Subjetivamente passa a ser a escolha da sociedade.
Portanto a mídia interfere no social porque ela faz com que a pessoa viva sempre sendo fetichista a procura de uma vida perfeita como nos da novela. Fazendo com que a sociedade vá a busca de tais valores, se enfiando em dividas, comprando sem ter como pagar. Aumentando a economia do