Administração, o ambiente das empresas
O ambiente é a própria sociedade que por sua vez é constituída do outras empresas e organizações, clientes, fornecedores, concorrentes, agências regulamentadoras, etc. as empresas não vivem no vácuo, não estão isoladas nem são totalmente autossuficiente, mas funcionam dentro de um contexto do qual dependem para sobreviver e crescer. Com a medida que o ambiente muda e ele está sempre passando por intensas mudanças e transformações onde todo o quadro habitual das operações das empresas é tremendamente influenciado, uma vez que as condições ambientais extremas às empresas contribuem fortemente para o que sucede dentro delas. As características das empresas bem sucedidas costumam apresentar essas formas.
• São lucrativas e geram riqueza;
• Alcançam longevidades, duram muito tempo;
• São saudáveis não tem conflitos duradouros;
• É inovadora tem imaginação criativa;
• São admiradas porque inspiram as outras;
• Têm identidade própria, ou seja, uma cultura especial;
• São os melhores lugares para trabalhar;
Mapeamento Ambiental
A empresa faz a sondagem ambiental para compreender e interpretar o ambiente em que está inserido, como o ambiente é extremamente vasto e complexo, as empresas não podem absorvê-lo, interpretá-lo, e conhece-lo. O mapeamento ambiental, contudo, esbarra em três dificuldades.
Seleção Ambiental
As empresas não são capazes de absorver e compreender todas as condições variáveis e multáveis do ambiente de uma só vez, para lidar toda essa complexidade, as empresas selecionam seus ambientes e passam a visualizar seu mundo exterior apenas naquelas partes escolhidos e selecionadas desse enorme conjunto. É a chamada Seleção Ambiental.
Percepção Ambiental
Subjetivamente as empresas percebem seus ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, desafios, convicções e motivações, uma empresa percebe e interpreta seu ambiente podendo ser diferente da percepção com respeito dom mesmo ambiente. Um