sociologia
O ferro-gusa é a matéria-prima do aço, sua produção depende do desmatamento e apenas uma pequena parte da madeira utilizada provém de áreas de reflorestamento, o restante é mata primário. O desmatamento não autorizado fornece 57,5% da madeira que alimenta os fornos das carvoarias.
Em geral as carvoarias são feitas em meio à mata, constituem uma fileira de fornos semelhantes a iglus, onde pilhas de madeira esperam a vez de ir para o forno.
O ideal seria que o carvão fosse obtido em grandes áreas reflorestadas, onde quem desmata passe a trabalhar com o plantio de florestas. A obtenção de carvão de mata nativa é bem mais lucrativa daí o porquê do reflorestamento não ser uma prática fluente neste ramo.
O carvão vegetal é usado preponderantemente na produção de ferro gusa e cumpre duas funções: como combustível para gerar o calor necessário à operação do alto-forno da siderúrgica e como agente químico para retirar o oxigênio durante o processo.
Produção do Ferro Gusa
A produção do ferro gusa é dada a partir das seguintes etapas:
O ferro é extraído das jazidas em forma de minério, e logo em seguida recebe o beneficiamento do minério de ferro, que consiste em aumentar o tamanho de sua massa através de processos como politização e sinterização, pois o alto forno rejeita os pedaços pequenos de minério de ferro.
Na formação da Gusa
Sulfeto de hidrogênio, dióxido de enxofre e poeira de sílica na granulação da escória; Monóxido de carbono no sistema de lavagem de gases e cianetos; Poeira refratários ( Sílica livre, vapores de alcatrão da massa de revestimento usada nas salas de comandos dos altos fornos.
Tipos de Ferro Gusa
Ferro Gusa de Fundição:
E usado como matéria prima para a fabricação de peças fundidas.
Ferro Gusa nodular:
É aquele utilizado na fabricação de peças especiais.
Ferro Gusa aciaria:
É a matéria – prima para a fabricação do aço
Risco á saúde na siderurgia e metalúrgica na segurança do trabalho
Ruído
Compromete a