Sociologia
As principais diferenças entre os clássicos sociólogos Auguste Comte, Émile Durkheim e Max Weber.
Comte com o positivismo, acreditava que a única forma de conhecimento verdadeiro é através da comprovação científica. Durkheim, focava no fato e coerção social. Max Weber questionava o positivismo e focava na ação social.
AUGUSTE COMTE
Segundo Comte, a pesquisa científica aplicada à sociedade é o centro da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política. O consenso social, que configurado através do modo de pensar, das representações de mundo e das crenças que estavam sendo desagregadas.
Acreditava que a sociedade poderia tomar novos rumos, onde os sábios e cientistas seriam a fonte dessas mudanças, inovando com pesquisas e estudos que gerassem fatos que fossem compreendidos. Para ele era possível planejar e organizar o desenvolvimento da sociedade através de critérios das ciências exatas e biológicas.
Auguste Comte foi um dos idealizadores do pensamento positivista, e o nomeou de física social. A sociologia deveria adotar os paradigmas das ciências sociais, obsevação dos fenômenos, estabilização das leis gerais, criação de leis úteis para o desenvolvimento social, entre outros.
Estabeleceu uma nova moral para substituir a antiga moral religiosa.
Criou a lei dos três estados: teológico, metafísico e positivo. Criou o termo sociologia. Contribuiu na constituição de uma ciência voltada para o social enquanto problema.
ÉMILE DURKHEIM
Um dos melhores teóricos da coerção social.
Focava na criação da sociologia enquanto ciência com procedimentos metodológicos claros e inovadores. Sua preocupação era com o bom funcionamento da sociedade com ordem e controle social . Ele não estava focado no que motivava as ações individuais das pessoas, mas no estudo dos fatos sociais, que era o modo de agir, pensar e