sociologia
Após concluirmos o estudo do primeiro capitulo do livro “O surgimento da sociologia e a teorias sociológicas,” podemos destacar como os principais temas abordados, os tais, na qual, serão descritos ao decorrer deste texto.
Sociologia é o Estudo da sociedade em geral, na qual, tem como objetivo ensinar a entender a sociedade em que vivemos.
Um estudante de sociologia pode-se declarar como um privilegiado, pois, através de tal estudo, ele adquiri conhecimento e autonomia, "essa autonomia é quanto à sua maneira de pensar e de agir frente a diversas situações.”-informa o capitulo.
A sociologia tem como um dos de seus objetivos, impedir que haja na sociedade pessoas alienadas, ou seja, pessoas que não tem independência de pensamento e ação. ”A alienação acontece quando o homem não se vê como sujeito (criador) da história, nela, capaz de produzir obras.”-destaca o capitulo. A alienação é o oposto de autonomia.
O capitulo também aborda a diferença que há entre conhecimento e senso comum, definindo o senso comum como: ”resposta ou solução para o cotidiano, geralmente pouco elaborada e sem um conhecimento mais profundo.” (Ex.: colocar palha de aço na antena da televisão para melhorar a imagem). Para que um senso comum se transforme em conhecimento, é necessário que haja reflexão sobre tal ação.
Desde a antiguidade o homem já buscava o entendimento da sociedade. Mais só após a criação da filosofia foi que o surgimento da sociologia tornou-se mais real/concreta. E tendo como destaque nesse surgimento os filósofos gregos Platão e Aristóteles.
Na idade média o pensamento do homem já era do homem era diferente, pois tudo era em torno da religião, especificamente a Igreja Católica, na qual, jamais poderia ser contrariada. Nessa época o mundo vivenciou o Teocentrismo,na qual, Deus é o centro de tudo, e caso alguém resolve-se desobedecer as regras,estaria cometendo um pecado. No século XV, logo após a esse período, surgiu o Resnacimento. No