sociologia
Segundo Carlos Benedito a sociologia pode ser usada tanto para interesses dominantes quanto a uma expressão teórica de movimentos revolucionários.
O livro parte do principio que a sociologia é o resultado de entender a sociedade capitalista e suas mudanças. O surgimento do pensamento sociológico aparece no principio do pensamento cientifico de Copérnico. A revolução industrial é um marco importante para o surgimento da sociologia, com ela foi possível se estudar problemas inéditos ocorridos com seres humanos, Principalmente a massificação do Homem em operários realizada pelos empresários devido a eficiência das maquinas. As grandes transformações nas cidades trouxeram novas realidades para os homens dessa época como as longas jornadas de trabalho, e as migrações. Toda essa situação de baixa qualidade de vida gerou resultados nítidos e catastróficos como aumento na prostituição, alcoolismo, suicídios e na criminalidade. As revoltas passaram de violência para formação de associações livre e sindicatos que exigiam melhora na qualidade de vida trabalhadora. Todos esse problemas aumentaram a necessidade de se estudar e investigar o comportamento social, esse estudo de comportamento exemplificado pela revolução industrial é exatamente a sociologia. O estudo social é de extrema importância para resolução de problemas cotidianos na sociedade moderna.
Um Toque de Clássico- Introdução
A Sociologia é algo tão antigo quanto a própria modernidade em si. O estudo profundo da sociedade começa em meados do sec 16,17,18 principalmente pelo fato de se chegar aos pensamentos racionalistas, Iluministas e empiristas que estimulam o saber e estudo de comportamentos, em meio ao caos econômico e comportamental da sociedade Europeia.