Sociologia
Prof. Raimundo Luis S. Albino
Componentes: Daniel de Oliveira da Costa
Darlan L. Mesquita
Miliane Carvalho Lima
Elizabete Ferreira Pires
Maryjane R. da Silva Souza Cruz
Controle social. Normas. Sanções. Desvio social. Marginalização e Crime
Desvio social, crime e controle social
Ordem social: sistema de pessoas, relacionamentos e costumes que operam para o funcionamento da sociedade.
Valores: nos dizem o que é bom x mau honrado x vergonhoso agradável x desagradável Hábitos e costumes: são fruto da socialização (aprendizagem social) e constituem as maneiras normais e frequentes de um grupo social fazer as coisas.
Normas: são os hábitos que são fundamentais para o bem estar do grupo.
As Normas podem ser:
Formais:
Informais:
De cortesia:
Controle Social
Controle social é um conjunto de dispositivos sociais, usos, costumes, leis, instituições e sanções. Que tem por objetivo a integração social, estabelecimento da ordem, preservação da estruturação social, alicerçado nos valores e expresso na imposição de vontade dos líderes, da classe dominante ou do consenso grupal.
Os conselhos de políticas são definidos por siraque (2009: 128) como "instrumentos concretos de partilha de poder entre os governantes e a sociedade para a democratização da elaboração e gestão das políticas públicas, servindo de mecanismos de controle social das atividades estatais."
Controle social pode ser:
Formal: leis
Informal: usos, costumes, opinião pública, religião e etc.
O controle social é exercido de inúmeras formas:
1) Socialização: Grupo ou sociedade faz com que seus membros se comportem da maneira esperada. O indivíduo aprende durante toda a sua vida a desempenhar os papeis que lhe serão destinados pela sociedade. Esse é o instrumento mais poderoso de controle social, que