Sociologia
FILIPE CALUNGA MORAIS2
RESUMO
Hoje, a questão da associação da delinquência juvenil ao consumo de droga tem sido discutido em vários países e por diversos pesquisadores. Há os que defendem haver uma relação de causa e efeito entre o consumo de droga e comportamentos anti-sociais dos jovens e outros que defendem o contrário ( Negreiro 1998: 51; Rodrigues 2010: 1; Heim e Andrade 2008:64). Imbuídos na vontade de compreender este fenómeno, procuramos mensurar até que ponto se verifica no nosso contexto este facto. Para atingirmos este desiderato, o nosso grupo alvo ficou constituído por consumidores de drogas e delinquentes.
Buscamos também no presente estudo, de entre outros objectivos, identificar as razões do estilo de vida que os nossos entrevistados adoptaram; os tipos de droga que consomem; as dificuldades com que passam no seu dia-a-dia e aspirações dos jovens delinquentes e consumidores de drogas de Luanda.
Palavras-chave: delinquência juvenil, droga, pobreza e exclusão social.
1.
A problemática da delinquência juvenil tem sido actualmente em alguns bairros de Luanda, assunto do dia e relacionado a complicados efeitos sociais. Tem merecido estudos no campo da sociologia do desvio, onde um dos investigadores conceituados é Paulo de Carvalho que tem algumas obras dedicadas a este estudo como o caso de: “Gangues de rua em Luanda: de passatempo a delinquência” e “ Violência e Crime Organizado. Exemplo de Luanda e Rio de Janeiro”. A grandeza e complexidade da delinquência requer mais pesquisas empíricas, a fim de compreendê-las e melhor explicá-las.
Torna-se ainda propício e interessante o estudo da delinquência Juvenil em nossa sociedade, tendo em vista a difícil situação de guerra que se viveu desde (1975 - 2002), tendo como consequência a destruição de infra-estruturas económicas, entre escolas hospitais, pontes, etc.