sociologia
R-> Na minha concepção a uma visão do senso comum sobre a ciência, ou seja, qual quer experiência que uma pessoa passe e que deu um resultado já toma como verdade absoluta, sem levar em consideração nenhum fato físico, químico, ou biológico; um bom exemplo é os chás, como o de “macela” que algumas pessoas tomam quando estão com problemas intestinais, outro exemplo acontece bastante no interior do Nordeste com os famosos “profetas” que prever chuvas através de sinais da natureza; sendo assim a experiência do dia a dia, ensina muito mas não traz nenhuma concepção cientifica, assim não podendo ser considera uma ciência.Sociologia é uma ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no interior desses grupos.
Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos. Cobrindo todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade até o comportamento religioso —, a Sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a administradores, políticos, empresários, juristas, professores em geral, publicitários, jornalistas, planejadores, sacerdotes, mas, também, ao homem comum. Entretanto, o maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico é o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica.
Assim como toda ciência, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefa da Sociologia transformar as malhas da rede com a qual a