sociologia
O Direito, assim como, a medicina, a engenharia e tantas outras ciências são essencialmente necessárias à vida em sociedade, porém o Direito requer mas apreço por estar mais próximo do cotidiano de maneira pratica. Podemos citar como exemplo que ao atravessar a rua se faz necessário fazer uso da faixa de pedestre, sendo esta uma regra imposta que mantem a ordem e preserva a integridade física das pessoas, tudo isso pode ser encontrado no Código de Trânsito Brasileiro. Temos também o Código Civil que rege os mais variados aspectos da vida dos cidadãos.
A Justiça faz parte do universo do Direito, e uma espécie de vestimenta, se não a houvesse o que é justo deixa de existir. A Justiça é aclamada todos os dias, em noticias de telejornais exploradores do choro desolador de um pai ou de uma mãe que perdeu filho e esperam por justiça, que esperam o conforto que pode ser perfeitamente comparado ao abraço reconfortante de um velho amigo, mas nunca poderá ser confundida com a ideia de se fazer justiça com as próprias mãos mesmo que isso pareça justo.
Assim, o Direito sem a Justiça estará despido, desnudo. O Direito não estará pautado de argumentos se não houver justiça. Portanto, optar pela soma dos dois, para que se possa estabelecer a ordem sem perder a essência e a divindade da natureza humana, parece ser o melhor caminho a seguir.