sociologia
A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades, e, seu objeto de estudo é o nosso próprio comportamento como seres sócias.
Na verdade, a sociologia trata dos problemas da sociedade e a sociedade é formada por nós e pelo os outros.
A sociologia nos mostra a necessidade de assumir uma visão sobre porque somos como somos e por que agimos como agimos, ela nos ensina que aquilo que encaramos como natural, inevitável, bom ou verdadeiro pode não ser exatamente assim, afinal nem tudo é o que parece ser, e que os “ dados’’ de nossa vida são fortemente influenciados por forças históricas e sociais.
Aprender a pensar sociologicamente, significa, antes de tudo, cultivar a imaginação, um sociólogo é alguém que é capaz de se libertar da imediatidade das circunstancias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo.
Todos podemos ir além do que já sabemos, ou “achamos” saber sobre nossa sociedade.
O papel da sociologia como disciplina é justamente nos ajudar nesse sentido: a miséria de muitos, o enriquecimento de poucos, os crimes, os suicídios, em fim, a dinâmica e a organização social podem não ser tão naturais assim.
Desenvolvendo uma perspectiva sociológica
Considere o ato de tomar uma xicara de café, o que poderíamos dizer, a partir de um ponto de vista sociológico sobre esse exemplo de comportamento aparentemente comum, simple, desinteressante?
Qual o papel da sociologia
A sociologia contribui para que possamos entender um pouco mais o lugar onde vivemos...
O senso comum não deve ser rejeitado, entretanto, você pode ir além desse conhecimento comum, neste caso, sobre a sociedade.
Todos nós somos sociólogos, de uma forma ou e outra, pois estamos constantemente refletindo acerca de nossas experiências, analisando os nossos comportamentos e o comportamento dos outros.
Avançar um pouco mais em relação a um conhecimento elaborado e investigativo vai nos trazer um entendimento mais claro sobre como funciona a