Sociologia
Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Na realidade, todos nós somos sociólogos porque você e eu estamos sempre realizando nossos comportamentos e nossas experiências interpessoais em situações organizadas. O objetivo da sociologia é tornar essas compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, à medida que suas percepções vão além de nossas experiências pessoais. Pois somos simplesmente pequenos jogadores num mundo imenso e complexo com pessoas, símbolos e estruturas sociais, e somente ampliando nossa perspectiva além do “aqui e agora” é que podemos perceber as causas que moldam e limitam nossas vidas.
A ênfase na limitação choca-se com as crenças pessoais de indivíduos que gostam de se ver como inflexíveis, que usam seu livre arbítrio e iniciativa para moldar seu destino. Até certo ponto, nós todos podemos fazer isso, mas nem sempre estamos livres de restrições. Agimos num meio social que influencia profundamente nossa maneira de sentir e ser em relação a nós mesmos e ao mundo que nos cerca, como nos vemos e percebemos os acontecimentos, como agimos e pensamos, e onde e a que distância podemos ir na vida.`As vezes, a limitação é obvia, até mesmo opressiva e enfraquecedora; muito freqüentemente é sutil e até mesmo despercebida. Entretanto, ela está constantemente moldando nossos pensamentos, sentimentos e ações.
Examine a situação e um aluno de faculdade. Há grandes valores culturais e crenças que enfatizam a importância da educação e, desse modo, forçam os alunos a perceber e acreditar que eles devem ir à faculdade. Para alguns, há pressões e expectativas dos pais, tornando as pressões para ir à escola ainda maiores. Há limitações da própria escola – presença, fichas de leituras, provas – definindo o que se pode fazer. Há pressões de classe social – quanto dinheiro se tem para gastar -, que determinam se um aluno deve também trabalhar enquanto vai