Sociologia
Introdução
Após a apresentação dos vários temas, que foram disponibilizados pelo docente da disciplina, aquele que nos chamou mais à atenção foi “A Geração de 70 e o Aparecimento das Ciências Sociais em Portugal” e, ao longo da realização deste trabalho, procurámos desenvolver o tema escolhido de uma forma coerente e explícita. A “Geração de 70” manifestou-se através da introdução de realismo na sociedade daquela época e, o movimento Coimbrã revolucionou várias dimensões da cultura portuguesa. Em Coimbra, um grupo de jovens intelectuais gerou uma polémica em torno do confronto literário com os ultras românticos do "Bom Senso e Bom Gosto" ou, como eram mais conhecidos, “Questão Coimbrã. Desse grupo destacam-se, entre outros, nomes tais como Eça de Queirós, Teófilo Braga, Oliveira Martins e Antero de Quental que irão ser abordados ao longo do trabalho. Com este trabalho ansiamos que todos os objectivos propostos tenham sido cumpridos.
Questão Coimbrã
A questão Coimbrã desenvolveu-se em torno de quatro pessoas: Feliciano Castilha, Pinheiro Chagas, Teófilo Braga e Antero de Quental. Em 1865,ocorreu uma disputa entre estes portas. Pinheiro Chagas envia-a os originais da sua obra “Poema da Mocidade” ao seu mestre, o então, Feliciano Castilho. Castilho lê os escritos e escreve uma carta onde aclama Chagas e faz uma dura crítica aos jovens poetas de Coimbra, principalmente Antero e Teófilo. Seguidamente Chagas publica a carta de Castilho como posfácio do seu livro. Os moços de Coimbra reagem à notícia, e, posto isto, Antero de Quental recebe esta carta e responde com outra que tem por título “Bom Senso e Bom Gosto” que posteriormente saiu em folheto. Assim surge a Questão Coimbrã.
O Realismo O realismo é uma corrente filosofia que reflecte novas descobertas científicas, evoluções a níveis tecnológicos, questões a níveis sociais, políticas e económicas. Procura a