Sociologia
INTRODUÇÃO 2
1. CULTURA HUMANA 3
2. OS SENTIDOS DA PALAVRA CULTURA 5
3. O CONCEITO DE CIVILIZAÇÃO 7
4. CONCEITO CIENTÍFICO DE CULTURA NA ANTROPOLOGIA 8
5. AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA FUNCIONALISTA: MALINOESKI E RADCLIFFE-BROWN 11
5.1. FUNCIONALISMO 11
5.2. TEORIA 11
5.3. BRONISLAW K. MALINOWSKI 14
5.4. RADCLIFFE-BROWN 14
6. PADRÕES CULTURAIS, COOPERAÇÃO, COMPETIÇÃO E DIVERSIDADE. 15
CONCLUSÃO 16
OBRAS CONSULTADAS: 17
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS: 17
INTRODUÇÃO
Neste trabalho nós escrevemos sobre a importância da cultura, refletindo vários tópicos como:
No primeiro capítulo é citada a cultura como foco dos estudos. A Ciência Social diz que nenhuma cultura é inferior ou superior à outra na sociologia e sim, as culturas diferentes. A mesma coisa se aplica a outros aspectos culturais como a religião, política, manifestações artísticas e aos costumes.
No segundo capítulo será visto os significados da palavra cultura, como era o significado antigamente e o que aconteceu para ele mudar, mostrando as etapas de sua transformação.
No terceiro capítulo estão os conceitos de civilização e o que foi avaliado para o significado desse termo, abordando também o preconceito que se tinha quando um povo não era civilizado.
No quarto capítulo é mostrado o conceito de cultura na antropologia relacionando as teorias de Tylor e de Darwin para explicar porque o conceito foi feito desse modo e também para mostrar como o conceito foi feito.
No quinto capitulo são descritas as teorias de Malinoeski e Radcliffe-Brown sobre o funcionalismo e como essa teoria se relaciona com a cultura de um pais e porque ela se relaciona.
No sexto capítulo fala que a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, e não ao conhecimento científico. É importante lembrar que tanto a cultura popular quanto a erudita é fundamental para a formação da identidade de uma sociedade.
1. CULTURA HUMANA
De acordo com a Sociologia, cultura é