sociologia
POLO UNIVERSITÁRIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Disciplina : Psicologia da Educação
Professora:Gisele Estácio
Fichamento
“Houve ,durante a época clássica,uma descoberta do corpo como objeto e alvo de poder.Encontrariamos facilmente sinais dessa grande atenção dedicada então ao corpo -ao corpo que se manipula,se modela,se treina ,que obedece,responde ,se torna torna hábil ou cujas forças se multiplicam.” Pág. 1
Podemos dizer que o corpo e visto como um objeto, no qual é alvo do poder que consequentemente é modelado através de uma manipulação onde é treinado e obediente,para assim se tornar hábil nas funções que é destinado.
“Nesses esquemas de docilidade,em que o século XVIII teve tanto interesse , o que há de tão novo $ Não é a primeira vez , certamente ,que o corpo é objeto de investimento tão imperiosos e urgentes ; em qualquer sociedade , o corpo está preso no interior de poderes muito apertados , que lhe impõem limitações ,proibições ou obrigações.” (pág.2)
Podemos destacar neste esquema de docilidade que o corpo é considerado um investimento em qualquer sociedade ,onde é preso através da forma que é exercido o poder mediante ao corpo ,onde é imposto limitações,proibições ou obrigações.
“...O corpo humano entra numa maquinaria de poder que o esquadrinha ,desarticula e o recompõe.”(pág. 3)
Ou seja o corpo é um objeto que é construído de forma que seja conveniente a determinada sociedade,sendo assim o corpo vive em uma constante manipulação, onde é esquadrinhado,desarticulado e recomposto.
“.. Cada individuo no seu lugar;e em cada lugar ,um individuo.Evitar as distribuições por grupos;descompor as implantações coletivas ;analisar as pluralidades confusas,maciças ou fugidias.O espaço disciplinar tende a se dividir em tantas parcelas quando corpos ou elementos há a repartir. (Pág.7)
O individuo possui seu espaço ,sendo seres singulares consequentemente os