sociologia
Karoline de Cordes Réus
Professor Marcilon de Souza
Escola de Educação Basica Quintino Folhiarini Dajori
Disciplina de Filosofia- 2° ano- Turma 2001 Noturno
12/04/13
RESUMO
Neste artigo visa demonstrar o capitulo 2 e 10 do livro de Filosofia de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes, que vai falar sobre a duvida, a importancia de perguntar, como ter uma atitude filosofica, sobre os filosofos gregos, seus pensamentos, atitudes, sobre suas vidas e etc.
Palavras-chave: Duvida; Pensamentos; Filósofos
1 INTRODUÇÃO
Quando estranhamos algo passamos a nos questionar sobre o mesmo, e apartir daí surgem as duvidas. O ato de duvidar nos abre a possibilidade de desenvolver uma percepção mais profunda e clara sobre vários elementos que compõe nossa existência.
A partir das duvidas e questionamentos a conciencia racional passou a superar a conciencia mitica na Grécia antiga, resultando então a descoberta de todas as ciências. Através disso, começou a se valorizar muito mais os pensamentos e descobertas.
Com tudo, veremos então quem foram os principais atores desse processo inaugural, o que eles buscavam e o que eles encontraram.
2 A IMPORTÂNCIA DE PERGUNTAR
É perguntando que se aprende, mas, nem sempre é isso que acntece, por medo de ser ironizado não sabendo fazer a perguntar certa, ou muitas vezes na escola, receio de fazer uma perguntar e o professor responder: não estava prestando atenção, ou até mesmo ser chamado de ignorante por não ter conhecimento ao assunto são esses e varios outros motivos tambem citados no texto que nos impedem de ser pessoas mais esclarecidas simplismente por não tirar nossas duvidas perguntando. E podendo ter uma vida bem melhor, justa e generoza.
3 COMO TER UMA ATITUDE FILOSOFICA
Para aprender a filosofar é fundamental adotar uma atitude indagadora, como afirmou o pensador alemão Karl Jasper (1883-1969). “As perguntas em filosofia são mais essências que as respostas e cada resposta