Sociologia
Peter Berger e Thomas Luchman desenvolvem uma análise dos procesos de legitimação pelos universos simbólicos, que toma por base a intersubjetividade e a biografia individual.
O esquema analítico desses autores afirma a preocedencia do conhecimento sobre os valores, e se aplica a partir da distinção de quatro níveis.
>O primeiro nível, que inclui todas as afirmações tradicionais simples do tipo ‘é assim que se faz as coisas’. É o nivel pré –teórico e constitui o fundamento do conhecimento evidente,ao qual estes devem atingir para serem incorporados a tradiçao.
>O segundo nível, contem proposições teóricos em forma rudimentar, incluindo esquemas explicativas que relacionam ‘conjuntos de significações objetivas e que são pragmáticos’.
>O terceiro nível já compreende ‘Teorias explicitas’, um corpo diferenciado de conhecimentos, já se nota a função de’ pessoal especializado’ para a transmissão desse conhecimento, pelo que o processo de legitimação começa a atingir um grau de autonomia em relação as instituições legitimadas.
>O quarto nível e o único que se impõe os universos simbólicos como tais, ‘corpos de tradição teórica que integram diferentes áreas de significação. Todos os setores de ordem institucional acham –se integradas num quadro de referencia global. Todas as teorias legitimadoras menores são consideradas como perspectivas especiais,os papeis institucionais tornam-se modos de participação.
A analise dos processos de legitimação por Borger e Luckman tem em conta que, nas objetivações em que as teorias são observadas,surge a questão de saber ‘ ate que ponto uma ordem institucional, ou alguma parte dela é apreendida como uma faticidade não humana e que essa é a questão da reificaçao da realidade social.