sociologia
São várias as mudanças ocorridas ao longo dos anos na profissão de Assistente Social, estas mudanças imprimiram novas características ao processo de trabalho n saúde, mas, sobretudo com exigido mais dos assistentes sociais o domínio das suas particularidades.
“ O Serviço Social, foi uma das primeiras profissões da área da Social, que aprova sua lei de regulamentação
Profissional, a Lei 3252 de 27 de agosto de 1975. Esse avanços foram surgindo a cada década, continuando ainda hoje.
Antes existia uma concepção conservadora, que também estava presente no código de ética, e pelo o visto, era uma característica muito forte.
Desde de muito cedo , com III CBAS (Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais), o Serviço Social, viveu o movimento de reconceituação e um novo posicionamento da categoria e de suas entidades, em 1979, no congresso conhecido no seu meio profissional como o congresso da virada.
Em 1983, surge um novo posicionamento da categoria profissional, tendo inicio um amplo processo de dabates conduzido pelo CFESS, visando a alteração do código de ética, vigente desde de 1975. Desse processo resultou a aprovação do código de 1986 que superou a “perspectiva a-histórica e a-critica onde os valores são tidos como universais e acima dos interesses de classe”
Em 1991, o conjunto CFES-CRESS, apontava para a necessidade de revisão desse instrumento para dotá-lo de maior eficácia na operacionalização os princípios defendidos pela profissão hoje. Essa visão incorporou os pressupostos históricos, teóricos e políticos da formulação de 1986 e avançou na reformulação do código de éticas profissional, concluída em 1983.