sociologia
Martins, Carlos B. O que e Sociologia, SP 9 , Ed. Brasiliense , 1985 . 98p.Cap.l. O Surgimento
Nesse capitulo são relatadas as circunstâncias que se deu para o surgimento da Sociologia. Como esse novo campo de estudos e pensamentos se comportou perante as mudanças e qual era o seu papel na sociedade.
Ocorreu grande mudanças na sociedade ocorridas no século XVIII, na Europa, levaram pensadores, militantes políticos e outros indivíduos que participavam e se envolviam profundamente com os problemas sociais a refletir sobre o novo modelo de sociedade que estava se formando junto o novo modelo de pensamento. O declínio da sociedade feudal e a consolidação do capitalismo provocaram mudanças políticas e econômicas que deram um novo curso nos costumes e na vida do Homem.
Surge à sociologia como uma forma de buscar respostas e tentar entender o que a nova ordem social estava proporcionando as pessoas. A sociologia tem um papel importante, como instrumento de análise, perante as grandes mudanças na sociedade. Outro ponto importante que levou ao surgimento da sociologia foram as modificações ocorridas nas formas de pensamento. Nesse momento o Homem começou a buscar suas explicações para os fatos de forma racional, com observações e experimentos.
O pensamento social nessa época estava em pleno crescimento, rumo a descobertas. O surgimento da sociologia vem da França, com os Iluministas, que buscavam mudar velhas formas de conhecimentos, que não possuíam uma base racional, e também a própria sociedade. Estes novos rumos que os pensamentos tomaram, possibilitou à constituição de um estudo científico da sociedade Com o poder critico mais desenvolvido, numa fase onde o questionamento estava em evidência e a nova ordem social que se estabelecia, ainda em fase de transição e sem organização necessária para o desenvolvimento da sociedade, surge os pensadores propondo encontrar soluções para o atual estado de desorganização então existente. Instituindo uma