Biomedicina
É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises bioquímicas e microbiológicas para verificar contaminações em alimentos.
Deve ter formação com conhecimento profundo do organismo humano como um todo, organização e funcionamento nos diversos níveis e as interações com os demais seres vivos e com o meio ambiente e social. É um profissional mais voltado às áreas celular e molecular, mas podendo atuar em áreas anátomo-fisiológicas e sociais. Os biomédicos podem ser generalistas (atuam nas análises clínicas) ou especialistas em determinada área.
O conteúdo curricular é composto de disciplinas como Química Orgânica, Química Analítica, Bioestatística, Biossegurança, Genética, Microbiologia, Biofísica, Radiobiologia, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Biotecnologia, Análises Ambientais, Patologia Geral, Administração em Saúde, Ecologia, Epidemiologia, Imunologia, Farmacologia, Hematologia, Citologia Clínica, etc.
Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atuam em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos. No entanto, muitos desses profissionais atuam como cientistas em centros de pesquisas e universidades (Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Instituto Butantan, Instituto Nacional de Câncer - INCA, Instituto Nacional de Neurociência Translacional - INNT, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN, Instituto Internacional de Neurociências de Natal - IINN-ELS, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – LNLS, etc.), analisando e pesquisando moléculas, células e organismos na busca da cura, do diagnóstico, do