sociologia
Valor do Trabalho : 9,0
Coordenador(a): Rosane
(x) AV1 ( ) AV2 ( ) AVS ( ) 2ch.AVS
Tutora (a): Nathália Vieira
Data: 30/09/2013
Matrícula: 2108017
Nome Completo: Kely Ponce B. do Nascimento
A partir da leitura do artigo abaixo e das unidades de aprendizagem, responda as seguintes questões:
1º QUESTÃO: De acordo com Emile Durkheim, por que a família é vista como um fenômeno social?
2º QUESTÃO: Como Durkheim discute a questão da socialização primária?
ARTIGO
Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/familia-nao-apenas-um-grupo-mas-um-fenomeno-social.htm
Família: não apenas um grupo, mas um fenômeno social
As famílias são consideradas grupos primários, nos quais as relações entre os indivíduos são pautadas na subjetividade dos sentimentos entre as pessoas.
Na Família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo
Considerando-se que a vida social é algo fundamental à existência e sobrevivência dos seres humanos enquanto indivíduos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo. Os grupos familiares caracterizam-se por vínculos biológicos, mas sua constituição ao longo da história em todos os agrupamentos humanos não se limitou apenas ao aspecto da procriação e preservação da espécie, mas tornou-se um fenômeno social.
As famílias são consideradas grupos primários, nos quais as relações entre os indivíduos são pautadas na subjetividade dos sentimentos entre as pessoas, fato que justifica, muitas vezes, o amor existente entre pais e filhos adotivos, logo sem relação consanguínea. Assim, os laços que unem os indivíduos em família não se sustem pela lógica da troca, da conveniência do relacionamento a partir de um cálculo racional como que em um contrato no mundo dos negócios em que cada parte vê vantagem na relação existente, constituindo um grupo formal. Ao contrário, a família é um grupo informal, no qual as